segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Modelos de Cor


  Os Modelos de Cor são ferramentas utilizadas para "medir" a cor, permitindo assim reproduzir e recria-la, sendo aplicados a diversos níveis, entre os quais nos sistemas gráficos. 


  Existem dois modelos de cor diferentes: o modelo aditivo e o modelo subtrativo.

  O Modelo Aditivo é o utilizado, por exemplo, em monitores e televisores, ou seja, em sítios onde a luz emitida é projetada num ecrã. Neste modelo, a mistura  do comprimento de onda ou das cores vermelhas, verde e azul (as cores dos cones do olho humano) indicam a presença de cor (luz branca), enquanto que a cor preta é, por oposição, a ausência de luz ou cor. Assim todas as cores visualizadas devem-se às quantidades de vermelho, verde e azul utilizadas. A mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida é explicada por este modelo.
  
  
 O Modelo Subtrativo é o utilizado em situações como a impressão ou a pintura. Ao contrário do anterior, a cor preta, por serem absorvidos mais comprimentos de onda, deve-se à mistura de cores, enquanto que a cor branca é a ausência de cor, ou seja, a ausência de absorção, à reflexão de comprimentos de onda. O modelo traduz assim a luz refletida.


(Bibliografia: Sites.google.com; Criarweb.com; Slideshare.net; 
Blog: nColour)

Sem comentários:

Enviar um comentário