terça-feira, 13 de novembro de 2012

Texto Multimédia



  Hoje vamos falar sobre o conteúdo programático TEXTO, especificando os conceitos de tipo de letra, família tipográfica, fontes com ou sem serifa e tipos de fontes.

  Designa-se por fonte tipográfica ou tipo de letra o padrão, conjunto ou variedade de caracteres tipográficos com características comuns, como o desenho, o tamanho e os estilos. Arial Narrow, Century Gotic, Miriam são exemplos de tipos de letra.

  Uma família tipográfica é um conjunto de tipos de letra com as mesmas características fundamentais, variando em espessura, largura, altura, ente outros. Arial Black, Arial Narrow, Arial Unicode MS, Arial e Arial Black são exemplos de fontes tipográficas da mesma família tipográfica. 

    As serifas são pequenos prolongamentos que se encontram no fim das extremidades das letras. A classificação dos tipos de letra em serifados e nao serifados é considerada o principal sistema de diferenciação de fontes tipográficas:

       Fontes com serifa: São tipicamente usadas em bloco de texto, como romance, pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto; as letras com serifa parecem juntar-se devido aos prolongamentos, unindo as palavras.
   Fontes sem serifa: Costumam ser usadas em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente. 

    As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por isso, ao serem ampliadas, perdem a qualidade, sendo concebidas apenas para uma impressora específica, visto nao poderem ser escaladas.
     Um exemplo de fonte bitmapped é a Courier. Consiste numa fonte tipográfica monoespaçada, de serifa egípcia, projetada para assemelhar a à de uma máquina de escrever. Foi projetada por Howard "Bud" Kettler em 1955. 




        As fontes escaladas são definidas matemanticamente e podem sofrer rendering para qualquer tamannho que for necessário, tendo a maior qualidade de impressão. 

Um exemplo de fonte escalada é a Times New Roman. Consiste numa família tipográfica serifada, criada em 1931 para uso do jornal inglês The Times of London, devendo-lhe o primeiro nome. Actualmente, é fonte padrão na maior parte dos processamentos de texto.


(Bibliografia: Wikipédia, Blogue "A música das palavras", Tipografos.net)

Sem comentários:

Enviar um comentário