quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Modelos de Cor

  Vamos falar de quatro diferentes modelos de cor, explicitando as suas características e aplicações. São eles RGB, CMYK, HSV e YUV.

RGB color space cube at maximum values
  RGB ( Red, Green, Blue)

  Neste modelo, uma cor resulta da mistura de certas quantidades de cada uma das cores primárias (vermelho, verde e azul), como o próprio nome indica. Assim, cada cor corresponde a um ponto neste cubo e utilizam-se valores ente 0 e 255 (na notação decimal) ou entre 00 e FF (notação hexadecimal) para cada um dos componentes. 
  O modelo RGB é um modelo aditivo, onde a mistura das três cores corresponde ao branco.


CMY color space cube at maximum values

CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, blacK)

  Resulta da adição da cor preta ao modelo CMY, por ser mais fácil a sua impressão do que a mistura de cores. Para representar uma cor neste modelo, utiliza-se também um sistema de coordenadas mas onde as cores misturadas são o azul ciano, o magenta e o amarelo.
  É um modelo subtrativo cuja principal aplicação é a impressão.







HSV (Hue, Saturation, Value)

  É um modelo utilizado para fins profissionais, a nível artístico. Cada cor, neste modelo é caracterizada pela sua tonalidade (que varia de 0 a 360 graus), pela saturação, também conhecida como quantidade de cinzas (que varia de 0 a 100%) e valor, ou seja, quantidade de luz (que varia de 0 a 100%). 



YUV

  Modelo onde o Y representa a luminância, isto é, a intensidade da luz, e o UV, remete para a crominância, ou seja, as diferenças de cores. É o único modelo que permite armazenar separadamente estas duas características, sendo por isso muito utilizado em sinais de vídeo e televisão.

(Bibliografia: Ieeta.pt; Msdn.microsoft.com; Learncolorate.org)

Sem comentários:

Enviar um comentário